segunda-feira, 21 de julho de 2014

RESENHA: Livro Eleanor & Park da Rainbow Rowell

 Depois de quase 2 semanas após a leitura desse livro, consegui achar poucas palavras (que sinceramente não serão suficientes) para falar um pouco dele. Confesso que ainda estou com um tremendo nó na garganta, sou apaixonada por romance desde sempre por uma simples característica minha, gostar de sentir além do limite. Gosto de me apaixonar junto com os personagens (estranho, né?), e eu posso garantir com todas as letras que a Rainbow Rowell me permitiu isso com a incrível história de Eleanor e Park.

   Para inicio de conversa esse romance não é o clichê de sempre. Ela não é a mocinha linda e arrumadinha esperando o príncipe, e ele não é o cara bombado que joga futebol americano.
 Eleanor é uma menina que adora literatura, é uma boa aluna e não se encaixa no “padrão de beleza” das outras garotas, o que não a incomoda. Vem de uma família completamente problemática e humilde, sofre bullying  tanto em casa como na escola. Park é um "mestiço" com herança coreana e que gosta de ficar longe das atenções, não é o mais popular da escola mas tem o ''seu lugar'' por lá.  É apaixonado por quadrinhos e música, e também possui problemas em casa , mas nada comparados com os de Eleanor.

   Foi no ônibus da escola que Eleanor e Park se conheceram, no inicio não se falavam, muito menos se gostavam. Ele costumava levar quadrinhos para ler durante o caminho de casa até a escola e vice-versa, quando ele percebe que Eleanor estava lendo por cima de suas mãos ele começa a passar as páginas mais devagar. Nenhuma palavra entre os dois, apenas gestos. Park  empresta seus quadrinhos e fitas com músicas para Eleanor. Até agora só olhares, poucos olhares. Quando eles dão por si, já estão tão apegados que a paixão é inevitável e os melhores momentos se tornam aqueles em que eles estão juntos.

   A cada página do livro a vida de cada personagem foi se tornando tão real para mim que chegou um momento que eu achei que poderia encontrar um deles na rua, e se possível, dar um murro no Richie. Sofri muito com o livro, mas também tive tantos momentos de risadas que me marcaram.

   Como o (maravilhoso, incrível, perfeito, tudo de melhor na face da terra e derivados) John Green disse sobre o livro, não é apenas um livro que te faz lembrar como é ser jovem e apaixonado por uma garota ou garoto, mas também é como ser jovem e apaixonado por um livro. Porque realmente, quando você chega ao fim você se torna um completo apaixonado pela capa, pela cor da página, pela fonte usada nas palavras escritas, por cada detalhe de cada personagem. Juro que não estou exagerando, eu realmente me apaixonei.

   De alguma maneira vai mexer com você e vai te fazer lembrar de como você se sentiu quando estava em uma situação parecida com a da Eleanor ou do Park. Mais que recomendo esse livro.

                                    Beijos, e não deixem de conferir o Instagram do blog (@doseliteral)
                     
                                                                 Jú

Um comentário:

  1. Esse livro é realmente apaixonante e com certeza virou um dos meus preferidos *-* Já estou super ansiosa pelos próximos livros da autora , em especial Fangirl que deve ser lançado ainda esse ano !

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir