domingo, 20 de julho de 2014

RESENHA: Livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen


   Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

 "Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.’’

   Foi minha primeira obra da aclamada Jane Austen, e posso dizer que fiquei extremamente encantada. Sempre ouvi falar do clássico Orgulho e Preconceito, mas imaginava ser algo chato e monótono. Mas parece que mudei de ideia assim que comecei o primeiro capítulo,  mas confesso que esperava mais  - apesar de ser uma das minhas leituras favoritas - . O livro se passa na Inglaterra XVIII, ou seja, o relacionamento entre as pessoas é bastante frio e por interesse. Imaginava, antes de ler, que era um livro cheio de romantismo - mas não é - e diferente do filme, o livro narra praticamente toda a sociedade da Inglaterra, e isso chega a ser um pouco fatigante - mas só um pouco -

   A protagonista, chamada Elizabeth Bennet - lizzie para íntimos – vive com seus pais e suas 4 irmãs  numa área rural em Hertfordshire. O objetivo de seus pais – principalmente da mãe – é arranjar casamentos para as filhas, então, com a chegada de Charles Bingley , que se instala na região, a Sra. Bennet enlouquece até conseguir um encontro com Bingley e sua filha Jane. Charles  traz consigo sua irmã Caroline, e seu amigo, Mr. Darcy.

   Mr. Darcy é visto por todos como um rico, arrogante e egocêntrico, principalmente por Elizabeth, que não o suporta  - nem um pouco -

   A partir dai o livro vai ficando maravilhoso. A história de Darcy com Elizabeth é de tocar o coração de qualquer um, TODAS as cenas que os dois estão presentes, são de perder o folego. O livro vai ficando cada vez melhor e é impossível parar. Você se envolve na historia e não tem como não se apaixonar.


                                                                                  Marcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário