quinta-feira, 10 de julho de 2014

RESENHA: Livro “Quem é você, Alasca?” do John Green

image


“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar este futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente”. (Quem é você, Alasca? Página. 56)


Com um vocabulário bem adolescente, dono de muitas críticas positivas e negativas, esse livro do - divino, maravilhoso, tudo de bom… - John Green, roubou meu coração. Muitas pessoas costumam comparar esse livro com um outro livro do autor, A Culpa é das Estrelas, não concordo que essas comparações sejam feitas pelo simples fato de: HISTÓRIAS COMPLETAMENTE DIFERENTES, PERSONAGENS COMPLETAMENTE DIFERENTES, MENSAGEM COMPLETAMENTE DIFERENTE. Filosófico e juvenil, me prendeu no ponto certo, não por ser uma leitura fácil, mas sim por surpreender-me em cada página.
Miles (nosso protagonista), é um verdadeiro nerd. Ele sai de sua antiga escola, e de sua vida desinteressante, rumo a uma nova vida, em uma nova escola, em busca do que ele chama de “um grande talvez”. Miles é fascinado por ultimas palavras. Ele as coleciona, inclusive.
A primeira pessoa com quem Miles faz amizade na escola nova é com Chip, apelidado de Capitão. Sim, Miles também ganha um apelido, Gordo. E é através do Capitão que o nosso queridinho conhece a maravilhosa Alasca. A partir disso, Miles começa a desvendar seu ”Grande Talvez”.
Recomendo esse livro sempre que posso por ele não ser o clichê de sempre. Gosto de livros que me tocam, que me transmitem mensagens, que me provoquem lágrimas e que me coloquem na situação do personagem. Tudo isso citado aconteceu em ”Quem é Você, Alasca?”. O inicio do livro não prende muita gente, mas eu imploro, não desistam da leitura, O livro toma um rumo totalmente diferente, mais empolgante. 
Termino essa resenha com agradecimento especial à outra dona do blog (Marcela) por ter aceitado ser a minha Alasca no banner dessa resenha e à Yngrid (também dona do blog), por ter editado esse banner tão direitinho.

Beijos, e até a próxima.

                                 
  Jú

Nenhum comentário:

Postar um comentário